top of page

Alunos da APAE de Vitória visitam Assembleia



A Assembleia Legislativa (Ales) recebeu, nesta terça-feira (21), a visita de 52 alunos da Apae de Vitória. Intitulada “Momento Inclusão”, a iniciativa faz parte do projeto “Você na Ales”, da Escola do Legislativo. São promovidas visitas ao Parlamento capixaba de estudantes que participam de palestras sobre a rotina de trabalho do Poder Legislativo.

O “Momento Inclusão” é uma parceria da Federação das Apaes do Espírito Santo com a Escola do Legislativo e a visita à Ales fez parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, lembrada anualmente de 21 a 28 de agosto em todo do Brasil.

A coordenadora de projetos da Escola do Legislativo, Renata Gorayeb, disse que foi criado um roteiro adaptado para assegurar um percurso dinâmico aos alunos da Apae. Além da visita da instituição de Vitória, a Escola do Legislativo pretende receber os usuários das 40 Apaes do Espírito Santo.

“É uma preocupação nossa receber indistintamente, podendo atender todos os cidadãos do nosso estado. Foi muito importante podermos estabelecer essa parceria com a Federação das Apaes e, dessa forma, até o final do ano conseguirmos trazer o maior número possível de Apaes”, ressalta Gorayeb.

Os usuários da Apae participaram de palestras sobre a rotina de trabalho do Parlamento, como formulação das leis, reuniões de comissões e outras atividades dos deputados.

O tema deste ano da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é “Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação de políticas públicas”. A coordenadora de comunicação da Federação das Apaes do Espírito Santo, Alexandra Asawache, explica que o tema motivou a presença dos alunos na Assembleia.

“A implementação de políticas públicas acontecem na Assembleia. Nesse sentido, nos sentimos empenhados a trazer as pessoas com deficiência para dentro desse espaço e promover visitas dos usuários das Apaes do Espírito Santo, como também de suas famílias, para poder empoderar, informar e fazer um exercício de cidadania”, esclarece.

Semana


A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída com o intuito de estimular o debate sobre a inclusão desse público no Brasil, propondo cada ano um tema diferente. Este ano é o primeiro a ter o evento sob a vigência da Lei 13.585/2017, que consolidou essa campanha anual da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).

As 40 unidades das APAEs capixabas estão promovendo uma série de atividades em alusão à semana comemorativa. A programação completa pode ser acessada no site ou na página do Facebook da Federação das Apaes do Espírito Santo.

Texto: Larissa Lacerda (ALES)

0 comentário
bottom of page