Pesquisa: Quase metade dos internos do Iases não estuda



O diretor-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Bruno Pereira Nascimento, e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, foram convocados a prestar esclarecimentos à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa sobre a falta da oferta de ensino aos socioeducandos internos no Iases.


Autor do requerimento de convocação aprovado na comissão, o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) se baseou na pesquisa recente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O documento revela que 43% dos internos do Iases não recebem educação por parte do Estado, mesmo que 72,5% tenham apontado a importância dos estudos para vencer na vida.


“O Espírito Santo conta com mais de 60 mil alunos fora da sala de aula e as escolas sucateadas. Se considerarmos que 73% dos internos estavam fora da escola quando acolhidos, já é indicativo de falhas não só na oferta de vagas, mas também nas políticas para manter o aluno em sala de aula”, destaca o deputado Majeski.


O socialista também lembrou que as políticas devem contemplar não só a educação, mas também atividades para que os adolescentes saiam das unidades melhores do que entraram e recebam acompanhamento socioeducativo após o alvará de desinternação.


Oferta de ensino nos Iases


Na reunião da comissão, realizada nesta segunda-feira (20), a gerente de Educação, Juventude e Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Sandra Renata Muniz falou sobre os procedimentos para a oferta de ensino nas unidades do Iases, que são baseados na Portaria Estadual 1/2017 que regulamenta a educação nos espaços socioeducativos, oferecendo professores capacitados, material didático e pedagogos.


“A Sedu depende da manifestação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), responsável pelo Iases, sobre existência de espaço e quantidade de alunos a serem atendidos, além da garantia de segurança dos profissionais. Quando há necessidade, trabalhamos com turmas multisseriadas, de forma a conseguir atender às necessidades demandadas”, esclareceu Sandra.


As convocações da secretária estadual de Direitos Humanos e do diretor-presidente do Iases foram aprovadas após as duas instituições não enviarem representantes, como convidados, à reunião desta semana.




Com informações de Márcia Tourinho

Foto: Tati Beling

Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram