top of page

Juntos SOS ES Ambiental pede interdição das oito usinas da Vale


Na mesma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Licenças, em que foi aprovada a quebra do sigilo fiscal, bancário, telefônico e de correspondência eletrônica da Fundação Renova, dos seus diretores e de seu presidente, o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) deu destaque a uma nota da ONG Juntos SOS ES Ambiental acerca da emissão de poluentes na Grande Vitória pela empresa Vale.


A ONG pede providências ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para interdição das oito usinas da Vale, devido ao descumprimento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pela empresa. Diz a nota:


"No dia 10 de julho, a ONG Juntos SOS ES Ambiental fez uma denúncia durante a apresentação do inventário de fontes realizada pelo diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente, Sr. Alaimar Fiuza, no Labpetro da Ufes, a qual afirmava o descumprimento do Estudo de Impacto Ambiental pela empresa Vale S.A. que, por sua vez, está emitindo 11,8% de NOX (óxidos de nitrogênio), quantitativo maior do que o estabelecido no documento. O EIA foi usado como referência para liberar as licenças para expansão e implantação da oitava usina. Este é um fato gravíssimo que pode determinar a perda das licenças ambientais, além de ser um crime ambiental. A empresa Vale S.A. emite de forma contínua, 24 horas por dia, números de NOX superiores aos liberados na licença. Até a presente data, a referida ONG não recebeu resposta do Iema sobre as providências solicitadas que foram: a interdição das oito usinas e que as mesmas somente retornassem a operar quando atendessem os números estabelecidos no EIA".





Imagem: Arquivo/A Gazeta


0 comentário
bottom of page