top of page

CPI decide convocar representantes da Vale e do Iema


Representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Vale vão ser convocados para prestar esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Licenças.


O vice-presidente do colegiado, deputado Sergio Majeski (PSB), solicitou, durante a reunião do grupo nesta segunda-feira (10), a convocação do gerente geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Vale, Rogério Furlan; do técnico do Iema, Takahiko Hashimoto, e do ex-diretor-presidente do Iema, Sérgio Fantini.


Os convocados devem prestar esclarecimentos sobre o processo e os objetivos dos termos de compromisso ambientais (TCAs) assinados com as empresas ArcelorMittal e Vale. Eles devem comparecer na próxima reunião do grupo, agendada para o dia 17 de junho.


Durante a reunião, os deputados também decidiram enviar um ofício à Vale solicitando informações sobre o canhão de névoa inaugurado pela empresa para diminuir a emissão de pó preto na Grande Vitória. Os deputados querem saber qual a fonte de água utilizada no equipamento que lança vapor de água na atmosfera para diminuir as partículas de poeira.


O deputado Majeski é autor da Lei nº 10.487, em vigor desde 2016, que estimula e utilização de água de reuso, proveniente de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), para processos de mineradoras, siderúrgicas e demais indústrias e empresas instaladas no Espírito Santo, que não necessitam de utilizar água potável nos processos produtivos. O objetivo é diminuir a concorrência pela água limpa, essencial para a população e a agropecuária.



Com informações de Larissa Lacerda/Ales

0 comentário
bottom of page