top of page

Chuva: "a população deve fazer sua parte também", diz Majeski



#PraCegoVer: Rua 7, Vitória, Espírito Santo. Rua com prédios e fachadas de loja, completamente alagada por água de chuva, enchente.

As fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória e municípios do interior do Espírito Santo, nesta segunda-feira (16), foram repercutidas pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSB). Para ele, o caos instalado, com alagamentos de vias e até bairros inteiros embaixo d'água, é proveniente da falta de planejamento urbano.

“Estamos em um país de clima tropical, sabemos dos períodos que as águas podem subir muito acima da média, podemos nos preparar”, afirmou.

#PraCegoVer: foto da Rua 7, em Vitória, Espírito Santo. Rua com prédios e fachadas de loja, completamente alagada por água de chuva, enchente.

O deputado também chamou a atenção para o comportamento da população em jogar lixo em lugares impróprios.

"Claro que quando as chuvas são excessivas, até mesmo nas cidades mais modernas do mundo, enchentes ocorrem. Mas, aqui, grande parte da população também tem culpa do que acontece. É uma quantidade imensa de lixo jogado nas ruas, como sacolas plásticas, garrafas pet", disse.

A responsabilidade das prefeituras municipais quanto a manutenção da limpeza das vias também foi cobrada pelo parlamentar. "É verdade que se passa muito tempo sem que os bueiros e as bocas de lobo sejam limpas, sem que as vias de escoamento sejam limpas efetivamente", afirmou.

Para Majeski, a solução para que episódios como esse não se repitam deve unir ações do Poder Executivo Municipal e da própria população. "É uma via de mão-dupla, as prefeituras precisam fazer a sua parte e a população também. Seria necessário que o planejamento urbano das cidades fosse melhor feito e que a população deixasse de jogar lixo em vias públicas, o que entope os bueiros e as galerias, aumentando as chances de enchentes e alagamentos durante as fortes chuvas", afirmou.

Assessoria de Imprensa Fiorella Gomes

0 comentário
bottom of page