top of page

Deputados votam contra projeto de Majeski que evita desperdício de água por parte de distribuidoras



O Plenário da Assembleia Legislativa novamente votou contra a sociedade capixaba, ao rejeitar o projeto de Lei de autoria do deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) que estabeleceria cobrança de multa às distribuidoras de água no estado, caso constatado desperdício durante a distribuição.

A votação ocorreu nesta segunda-feira (08). Apenas 05 parlamentares votaram a favor da matéria contra 11 contrários. Estatisticamente, a média nacional de desperdício do volume de água tratada é de cerca de 40%. Entre os fatores, está a falta de manutenção dos equipamentos. Majeski lembrou que esse gasto do recurso hídrico não fica na conta da empresa e sim dissolvido nas contas de água dos contribuintes.

"Se um cidadão desperdiça água em sua residência, ele é penalizado com uma conta altíssima no fim do mês. Obviamente, o gasto realizado pela incompetência das próprias distribuidoras têm que ficar na conta delas. Elas têm que ser penalizadas para que tenham muito cuidado com a manutenção dos seus equipamentos", ponderou.

O parlamentar observou que o voto contrário a matéria vai contra o interesse da sociedade e beneficia as distribuidoras, como a CESAN e o SAAE.

"Eu não entendo o líder do Governo pedir para votar contra uma matéria dessa, que vai ao encontro dos anseios da sociedade. Não tem como a gente imaginar que em uma Casa de Leis, chamada Casa de Povo, os projetos aqui aprovados têm que estar coadunados primeiramente com os interesses da sociedade, não do Governo ou de empresas A, B ou C", afirmou.

Vale ressaltar que, recentemente, o Estado passou por uma grande crise hídrica e que ainda vive com o fantasma do retorna da gravidade desse problema. Mas, essas empresas estão mais interessadas em obras de ampliação e maior arrecadação, sem oferecer atenção ao melhor atendimento, manutenção e prevenção da rede existente.

- Confira o discurso do deputado Sergio Majeski sobre o assunto:


Assessoria de Imprensa

Fiorella Gomes

Imagem

Comunicação Ales

0 comentário
bottom of page