top of page

Projeto da Defensoria Pública para crianças com deficiência é tema de sessão especial proposta por M



Em sessão especial, na próxima quarta-feira (23), o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) irá discutir o direitos da criança o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, será apresentado o projeto da Defensoria Pública do Espírito Santo “Brincando Direito”, que virou literatura. O lançamento da obra será durante o evento, no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa, às 15 horas.

O livro “Brincando Direito: somos todos especiais” nasceu por meio do projeto de mesmo nome, de iniciativa da Defensoria Pública em parceria com a Secretaria de Educação de Vila Velha. Ele é fruto da conclusão dos trabalhos da terceira etapa do projeto “Brincando Direito” que debateu com as crianças da rede de ensino municipal temas relacionados à Defensoria Pública, a cidadania, ao respeito às diferenças, aos direitos da criança e, especialmente, os direitos da pessoa com deficiência.

Temas como barreiras e acessibilidade foram abordados de forma lúdica e introduzidos no cotidiano dos alunos, com o propósito de demonstrar como a criança com deficiência é vista e percebida nos ambientes que ocupa, seja nos espaços públicos ou privados e o que devemos mudar nesta percepção.

A obra foi desenvolvida por 48 alunos com deficiência das unidades Umei Sarah Victalino Gueiros, Umef Profº Darcy Ribeiro, Umef Profª Nice de Paula Agostini Sobrinho, que concorreram em três categorias: ilustração, texto e ilustração e texto. Os trabalhos desenvolvidos por essas crianças retratam o sentimento delas enquanto alunas da rede pública. Resultado da reflexão feita por esses estudantes de que a deficiência é uma característica pessoal do indivíduo que não o antecede como ser e nem o desqualifica como sujeito de direito. Os autores estarão presentes na sessão especial e, após o evento, farão uma tarde de autógrafos.

No evento, estarão presentes ainda os defensores públicos Geana Cruz de Assis Silva e Pedro Paulo, representantes da Secretaria de Educação de Vila Velha. Pais, professores e familiares também vão prestigiar o lançamento, que é aberto ao público.

Saiba mais sobre o projeto

De iniciativa da Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Secretaria de Educação de Vila Velha, o projeto “Brincando Direito” existe desde outubro de 2014. Ela envolve alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 04 e 10 anos, de escolas localizadas em bairros em situação de risco social. Utilizando-se do instrumento da contação de histórias, os defensores que atuam no Núcleo de Educação em Direitos (Nudedi) apresenta ao público infantil conceitos básicos do mundo jurídico, mas que são fundamentais para o exercício da cidadania, como direito, dever e elaboração de leis, além de introduzi-las no estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente – Ecriad.

Alunos participantes

CATEGORIA: ILUSTRAÇÕES E TEXTO

Escola: UMEF DARCY RIBEIRO

Maria Eduarda Baroneques de S. Dias - 2º Ano D; Ana Luiza Leal de Souza - 2º Ano D; Stefanny Dos Santos da Fonseca – 2º Ano D.

Escola: UMEF NICE DE PAULA

Estevão Neri Brandão - 1º Ano , Matheus Bergamini Rocha - 1º Ano B, Guilherme Florindo Rodrigues – 1º Ano C, Evelyn K. O. de Silva Bento - 3º Ano B.

CATEGORIA: TEXTO

Escola: UMEF DARCY RIBEIRO

Rodrigo Franco Rodrigues - 3º Ano A; João Gabriel Ramos de Melo - 3º Ano A; Mateus Valente Santos - 3º Ano B; Victória de Oliveira Moreira - 3º Ano E; Gustavo Pires de Souza - 4º Ano A; Deyse Batista Cerqueira - 4º Ano C; Rayssa Santos Conceição - 4º Ano B.

Escola: UMEF NICE DE PAULA

Marianny Vitória da Silva - 3º Ano B; Francisco Neves Montegazine – 3º Ano B; Luma Freitas de Aguiar - 4º Ano B; Bárbara Batista da Silva - 4º Ano B; Davi Prota Bispo - 4º Ano B; Sophia Anasthasia M. V. da Costa - 4º Ano B.

CATEGORIA: ILUSTRAÇÕES

Escola: UMEI SARAH VICTALINO GUEIROS

Gustavo Alves de Oliveira - Infantil 5; André Felipe Oliveira Neves - Infantil 5; Ariel Nícolas Cavalcanti Dos Santos - Infantil 4; Kamily Da Silva Nogueira - Infantil 4; Anabelli da Costa Oliveira Ribeiro - Infantil 5; Lavinya Moreira da Silva - Infantil 5; Sara Vitória Araujo Pereira - Infantil 5; Ingrid Cristini dos Santos do Nascimento - Infantil 5; Elisa Maciel dos S. Silva - Infantil 4; Guilhermy Vinicius Barros Santos - Infantil 5.

Assessoria de Imprensa Fiorella Gomes

0 comentário
bottom of page