"Na seca, não nos preparamos para o período de chuva", alerta Majeski



Com a chuva que chegou ao Espírito Santo nos últimos dias, após quase três anos de estiagem severa, o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) se mostrou feliz com a nova situação e a possibilidade de recuperação dos rios e bacias hidrográficas capixabas. Entretanto, durante a sessão ordinária dessa quarta-feira (16), o parlamentar alertou que o Estado não se preparou para o período de chuvas.

“Nós tivemos tempo mais que suficiente para nos prepararmos para quando a chuva chegasse e isso não aconteceu. Já começamos a ter problemas com deslizamentos, desmoronamentos e alagamentos. Entra ano e sai ano e sempre parece que é uma surpresa. E essa coisas, entra verão, sai verão, vão ocorrendo e não se solucionam, quando todo mundo sabe como são”, disse.

Majeski lembrou ainda que no ano passado muito se falou sobre a construção de barragens no Estado, mas que o projeto não saíu do papel. Ao todo, 34 barragens estavam previstas para serem construídas no Espírito Santo até 2018, segundo anunciou do Governo do Estado. Elas estariam, sobretudo, no Norte do Estado.

O parlamentar questionou também o fato do Estado não aplicar o superávit do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais (Fundágua), que garante os recursos financeiros para a execução do Programa Reflorestar.

“Do Reflorestar, o superávit é de R$ 105 milhões. Por que isso não foi utilizado em 2015 e 2016 para reduzir o problema da seca, com construção de barragens, e ao mesmo tempo se preparar para os problemas causados pelas chuvas, como contenção de encostas para evitar deslizamentos? Será que o dinheiro dos fundos não estariam sendo utilizados propositalmente, já que a casa autorizou o governo usar superávit de fundos para o que bem entendesse?”, questionou.

Confira o discurso completo do deputado estadual Sergio Majeski:


Assessoria de Imprensa Fiorella Gomes

#chuvas #MeioAmbiente #seca #barragens #fundágua #reflorestar #Majeski

Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram