Um encontro entre o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) e o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Paulo Roberto, marcaram a tarde desta quarta-feira (16). O parlamentar esteve na secretaria para discutir ações na área de Meio Ambiente, mais especificamente sobre os incentivos a Energia Renovável.
Acompanhado de membros do Pro Energia, da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arspe) e representantes dos cursos de Engenharia Elétrica do Ifes e da faculdade Univix, Majeski voltou a defender a isenção do ICMS para os micro e minigeradores de energia limpa, por meio da assinatura do Convênio 16/2015 do Confaz. O Espírito Santo é um dos cinco Estados brasileiros que ainda não assinaram o documento.
Outra ação de fomento para a geração de energia para consumo próprio é a Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica, implementada em março deste ano, que cria um sistema de compensação entre a concessionária e gerador.
Opinião
Para o deputado Sergio Majeski, já passou da hora de o Espírito Santo expandir a geração de energia a partir de fontes sustentáveis e limpas, como a luz solar e a força dos ventos. “Em países desenvolvidos e até mesmo em alguns estados do país já foram implementadas medidas que incentivam residências e pequenas empresas a produzirem sua própria energia elétrica”, explica.
Soma-se a isso, a dificuldade de se encontrar espaço e recursos financeiros para construir grandes usinas elétricas, que causam ainda um grande impacto sócio-ambiental nas comunidades vizinhas. Assim, apoiar a ampliação da mini e microgeração em território capixaba seria uma contribuição do estado ao enfrentamento às mudanças climáticas e ao uso descontrolado de recursos naturais.
Veja as fotos da reunião
Assessoria de Imprensa
Fiorella Gomes
Leia Também
Em audiência pública, especialistas defendem isenção de ICMS para energia limpa
Grupo em defesa da energia renovável traça plano de estratégias em reunião com Majeski
Ciência e Tecnologia aprova projeto de Majeski sobre energia limpa
#Sefaz #MeioAmbiente #EnergiaLimpa #EnergiaRenovável #ProEnergia #Majeski