Majeski retorna a Sefaz para defender isenção de ICMS para mini e microgerador de energia limpa


Um encontro entre o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) e o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Paulo Roberto, marcaram a tarde desta quarta-feira (16). O parlamentar esteve na secretaria para discutir ações na área de Meio Ambiente, mais especificamente sobre os incentivos a Energia Renovável.

Acompanhado de membros do Pro Energia, da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arspe) e representantes dos cursos de Engenharia Elétrica do Ifes e da faculdade Univix, Majeski voltou a defender a isenção do ICMS para os micro e minigeradores de energia limpa, por meio da assinatura do Convênio 16/2015 do Confaz. O Espírito Santo é um dos cinco Estados brasileiros que ainda não assinaram o documento.

Outra ação de fomento para a geração de energia para consumo próprio é a Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica, implementada em março deste ano, que cria um sistema de compensação entre a concessionária e gerador.

Opinião

Para o deputado Sergio Majeski, já passou da hora de o Espírito Santo expandir a geração de energia a partir de fontes sustentáveis e limpas, como a luz solar e a força dos ventos. “Em países desenvolvidos e até mesmo em alguns estados do país já foram implementadas medidas que incentivam residências e pequenas empresas a produzirem sua própria energia elétrica”, explica.

Soma-se a isso, a dificuldade de se encontrar espaço e recursos financeiros para construir grandes usinas elétricas, que causam ainda um grande impacto sócio-ambiental nas comunidades vizinhas. Assim, apoiar a ampliação da mini e microgeração em território capixaba seria uma contribuição do estado ao enfrentamento às mudanças climáticas e ao uso descontrolado de recursos naturais.

Veja as fotos da reunião

Assessoria de Imprensa

Fiorella Gomes

Leia Também

#Sefaz #MeioAmbiente #EnergiaLimpa #EnergiaRenovável #ProEnergia #Majeski

Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram