A comissão de Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Sergio Majeski (PSDB), recebeu, nesta terça-feira (6), o vice-prefeito de São Mateus, Keydson Quaresma Gomes e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia de São Mateus, Temístocles Alves Rocha. Importante registrar que o município é o único dos 78 existentes no Estado a contar com uma secretaria voltada para a ciência e tecnologia. Eles conversaram com os deputados, e o secretário apresentou os projetos da prefeitura que incentivam o desenvolvimento da ciência e tecnologia, na educação. O secretário da pasta explicou que a intenção do município é difundir a cultura das atividades científicas nas crianças, adolescentes e jovens, identificar talentos e valorizar criatividade na elaboração de projetos. O trabalho abrange também as escolas de ensino superior. Desde 2013, no mês de setembro é realizada no município de São Mateus a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus e Região Norte do Estado. Este ano, o evento reuniu mais de 50 projetos produzidos por estudantes do ensino fundamental ao superior. O programa conta com parceria do empresariado e de outras secretarias municipais, como a de Educação. Parque tecnológico
Segundo Temístocles Rocha, a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação inclui também a participação dos alunos de graduação e pós-graduação, não só do ensino básico. Ele informa que o município mantém parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, na qualidade também de parque tecnológico que São Mateus se transformou. O vice-prefeito Keydson Gomes, citou como exemplo um grupo de alunos do ensino fundamental que tomou a iniciativa de criar alternativas para o uso correto visando superar sua escassez. O município criou um fundo municipal com participação das empresas para prover recursos em momentos de crise como esta que o Estado vive. “São Mateus, hoje, por lei e de fato, é um parque tecnológico”, reafirma Keydson Gomes.
O deputado Sergio Majeski, elogiou a iniciativa de São Mateus e lembrou que para se desenvolver participação efetiva em pesquisa, o aluno deve ser incentivado desde os primeiros anos de educação, assim o resultado aparece nos níveis superiores.
Assessoria de Comunicação Izabel Mendonça
Fotografia Léo Júnior