Incentivar produção de energia elétrica por fontes renováveis é projeto de Sergio Majeski



Novo Projeto de Lei do deputado Sergio Majeski (PSDB) tem por objetivo estimular a geração de energia elétrica por fontes renováveis em sistemas de microgeração e minigeração.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, por meio da Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012, criou o sistema de compensação de energia elétrica, assim como estabeleceu as condições para o acesso da microgeração e minigeração distribuídas aos sistemas de distribuição de energia elétrica.

O objetivo central é fomentar a produção de energia por microgeração e minigeração através de fontes renováveis no estado do Espírito Santo.

Além de ambientalmente correto, o incentivo à energia renovável contribui ainda para a geração distribuída de energia elétrica, forma em que a produção ocorre de maneira descentralizada, próximo aos centros de consumo, com menores impactos ambientais e menores perdas nos sistemas de transmissão.

Por outro lado, a falta de estímulos e o longo payback (retorno) de investimento em unidades de microgeração e minigeração, inviabilizam o desenvolvimento e a geração de energia por fontes renováveis no Estado.

Energia limpa

Essa inovação (fontes renováveis de energia) pode ser o empurrão que faltava para a adesão maciça à energia solar. O sol sempre foi, é natural, a principal fonte de energia da Terra, e há tempos o homem já se aproveita disso. Na Grécia antiga, por exemplo, casas eram construídas voltadas para o sul para ser mais bem iluminadas e aquecidas pela luz solar.

Promover essa mudança é uma melhoria para a sociedade excessivamente dependente de fontes energéticas insustentáveis em longo prazo. Na verdade, as mudanças climáticas que vem acontecendo ao longo dos tempos, contribui para a adoção crescente de fontes de energia sustentáveis e também para a pressão constante para a diminuição da emissão de dióxido de carbono, o CO2, na atmosfera. Sendo assim, a energia solar, limpa e renovável, funciona como perfeito substitutivo do petróleo, finito e refém da gangorra de preços.

Assessoria de Comunicação Flavio Santos Izabel Mendonça Leo Júnior


Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram