top of page

Projetos de Resolução mudam funcionamento da Assembleia



Deputados promoveram mudanças no funcionamento da Assembleia Legislativa (Ales) nos últimos quatro anos. Projetos de Resolução (PRs) votados em plenário alteraram o Regimento Interno da Casa. Confira as alterações propostas por Sergio Majeski (PSB):

Grande expediente

O PR aprovado em 2017 limita a apenas uma vez por mês o uso do grande expediente da sessão ordinária “a comemorações e à discussão de assunto de excepcional relevância”. A mudança também possibilita a interrupção dos trabalhos “em qualquer fase da sessão, para recepcionar personalidades, por proposição do Presidente ou de deputado, ouvido o plenário”. O objetivo é “impedir que o tempo destinado a manifestações dos parlamentares seja suprimido por outros motivos”.

Apresentação de emendas

Em 2017, o deputado Sergio Majeski (PSB) apresentou proposta referente à apresentação de emendas a projetos de resolução. Com o acréscimo do parágrafo 2º ao artigo 169, só passa a ser permitida emenda que verse sobre o tema central da proposição, sendo vedadas as que alterem outros dispositivos do regimento.

Votação

Sergio Majeski também foi o autor de projeto de resolução aprovado em 2015 que obriga o portal da Ales a divulgar votações nominais feitas no plenário. Pela regra, devem ser publicadas informações como data e hora da votação, quem a presidiu, o objeto da proposta, resultado, nome dos parlamentares votantes e como votaram.

0 comentário
bottom of page