Luta pela educação é tema de discurso em plenário

O deputado Sergio Majeski (PSB) usou a tribuna da sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) nesta terça-feira (4) para falar sobre a Semana de Ação Mundial (SAM), que ocorre de 2 a 9 de junho e tem como objetivo conscientizar as pessoas a se engajarem na luta pela educação de qualidade para todo mundo.


Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cumprimento dos Planos Nacional (PNE-2014/2024) e Estadual de Educação (PEE-2015/2025), o parlamentar abordou o tema em dois pronunciamentos. “Este ano, no Brasil, tem como tema ‘Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar do PNE’. Ela ocorre às vésperas de se completar cinco anos da aprovação do Plano Nacional de Educação. A semana está servindo para fazer um balanço das metas do PNE e, por tabela, dos planos estaduais”, afirmou.


Professor e mestre em Educação, Majeski também foi palestrante na Ufes, numa das atividades programadas na SAM

De acordo com o parlamentar, as 20 metas estabelecidas no PNE não serão cumpridas até 2024. Ele lembrou que no Espírito Santo ainda existe o agravante de o Estado não investir desde 2012 os 25% da receita em educação, como previsto na Constituição Federal.


“Entre as metas está a de universalizar a educação básica, tanto no ensino fundamental quanto no médio, assim como ampliar investimentos até 10% do PIB até 2024. Aqui no Estado, nos últimos quatro anos, escolas foram fechadas e ampliou em 50% o número de alunos fora da escola, ou seja, está ocorrendo o inverso do que é uma das metas prioritárias do plano”, ressaltou.


Para Majeski, a sociedade deveria se mobilizar mais na luta por uma educação de qualidade. Ele disse que estava trabalhando para que o Executivo voltasse a investir os 25% na educação, reabrisse escolas, os turnos noturnos e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Eu sou primeiro a cobrar isso e vou criticar (o governo) caso não ocorra ano que vem”, prometeu.





Texto: Gleyson Tete / ALES

Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram