top of page

Deputado Jovem: estudantes participam de treinamento



Um treinamento para saber como criar leis e como discuti-las em plenário, assim como parlamentares. Dessa forma, 37 alunos de seis escolas de Iconha, Mantenópolis, Aracruz, Vitória, Vila Velha e Cariacica passaram esta quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa (Ales) pelo projeto Deputado Jovem. É uma iniciativa da Escola do Legislativo que mostra, na prática, como funciona o Parlamento capixaba.

Durante todo o dia, os estudantes tiveram palestras e entenderam a dinâmica de criação de leis, votações e articulações. Passaram pelo gabinete do presidente da Casa, deputado Erick Musso (PRB), e aprenderam um pouco sobre a forma de fazer política.

“É muito importante receber os estudantes aqui. Nossa política está tão desacreditada, com tanta falta de interesse. É preciso trazer o jovem para dentro do Parlamento e faremos isso cada vez mais. Precisamos formar os políticos do futuro”, disse o presidente.

Os alunos foram selecionados entre todos que visitaram o Legislativo ao longo do ano. Seis escolas foram sorteadas e cada uma indicou cinco estudantes mais um suplente. Em uma das escolas houve empate e por isso, no total, são sete suplentes. Depois de passar pelo treinamento de um dia, eles voltarão em setembro para participar de uma sessão ordinária, presenciando votação de leis e atividade da Casa.

Uma das palestras foi com o deputado Sergio Majeski (PSB), que falou sobre o papel do deputado, a criação de leis e a necessidade de cobrar. Ele ressaltou a importância de formar e preparar o jovem para a política. “Se queremos uma política melhor no futuro é a partir deles que começamos. Eles são verdadeiramente o futuro do País”, disse.

E os alunos se animaram com a atividade parlamentar. Victória Gomes, de 17 anos, veio de Mantenópolis. Teve que acordar às 2h30 da manhã, mas não se arrepende do esforço. Ela passou a ter uma ideia diferente do que faz um deputado. “Depois de tudo que vimos, eu sei que depende de mim ter um estado melhor, um País melhor. Se eu não me mexer, nada vai acontecer. Por isso eu escolho participar da vida política”, revelou.

E quem também aprendeu lições com o treinamento foi a estudante de Cariacica Thaynara Amado, de 16 anos. “Aprendi que podemos ter opiniões diferentes. Não tem nada demais nisso. Precisamos ouvir o que o outro tem a dizer. Posso não concordar, mas faz parte do processo democrático. É muito bom fazer parte da política”, avaliou.

A sessão com os deputados jovens será no dia 19 de setembro, no Plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa.

Texto: Edu Kopernick

Imagem: Lissa de Paula

0 comentário
bottom of page