top of page

Indicações de Majeski orientam a oferta de cursos técnicos em 23 municípios



Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cumprimento dos Planos Nacional (PNE - 2014/2024) e Estadual de Educação (PEE - 2015/2025), o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) apresentou um conjunto de indicações ao Governo do Estado para que 23 municípios capixabas passem a contar com a oferta de ensino técnico profissionalizante na rede pública estadual.


A iniciativa contempla o que estabelecem metas dos respectivos planos para a ampliação da educação profissional de nível médio, levando em consideração a responsabilidade da interiorização da educação profissional.


“Desde o meu primeiro mandato cobro o Governo do Estado quanto à necessidade de ampliação da oferta de cursos técnicos. A rede do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) já cumpre um importante papel, o Estado mantém o Ensino Médio integrado e cursos subsequentes em 49 municípios e as escolas técnicas estaduais estão em Baixo Guandu, João Neiva e Vila Velha. É preciso ampliar a oferta para outros municípios, principalmente naqueles que contam com escolas estaduais que não ofertam nenhum tipo de ensino no período noturno”, destaca Majeski.





Divulgado no início do mês pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o relatório Cenário da Exclusão Escolar no Brasil aponta que 78 mil estudantes, entre 6 e 17 anos, deixaram de estudar no Espírito Santo durante a pandemia, agravando o problema de abandono e evasão dos estudos já existente no território capixaba.


“Queremos evitar novos prejuízos aos jovens, principalmente, que hoje em dia se não tiverem formação adequada e qualificação, dificilmente terão oportunidades”, completa Majeski.


Pelas indicações aprovadas na sessão desta terça-feira (25), os municípios para que a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) implante o ensino técnico profissionalizante são Alto Rio Novo, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Governador Lindemberg, Ibatiba, Iconha, Irupi, Itarana, Iúna, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Mucurici, Muqui, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, Vargem Alta e Vila Valério.



Foto: Ellen Campanharo/Ales

0 comentário
bottom of page