top of page

Abaixo assinado apoia projeto de Majeski que amplia tempo de planejamento dos professores



No início da manhã desta terça-feira (09), o abaixo assinado em apoio ao Projeto de Lei 303/2022, do deputado Sergio Majeski (PSDB), para ampliar o tempo destinado ao planejamento pedagógico dentro da carga horária dos professores da Rede Pública Estadual, contava com 2.110 assinaturas.


Ativo no site de petições de Comunidade da Avaaz desde 26 de julho, a meta estipulada é atingir 3.000 assinaturas.


“A mobilização dos profissionais da educação é muito significativa. Num curto espaço de tempo, após protocolarmos o projeto, já recebemos manifestações pelas redes sociais da existência do documento. Quem está no dia a dia das escolas estaduais sabe como é importante a ampliação do tempo dedicado ao planejamento para melhorar a qualidade do ensino ofertado aos alunos. As mudanças e inclusões recentes na grade curricular não estão sendo implementadas com a preparação e o suporte adequados”, destaca Majeski.


A proposta de Majeski eleva de 33% para 50% dentro das 25 horas de trabalho semanal o período do professor dedicado ao planejamento pedagógico, avaliação e desenvolvimento profissional. O modelo é similar ao existente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).


Na capa do abaixo assinado no site, a descrição ressalta que “com o surgimento de novas tecnologias e das novas demandas educacionais, a situação piorou, por isso, o tempo é cada vez mais insatisfatório. O aumento da carga horária de planejamento contribuirá para melhorar a qualidade das aulas e dos projetos desenvolvidos nas escolas públicas estaduais e consequentemente na qualidade da educação recebida pelos estudantes”.


Com a tramitação em Regime de Urgência aprovada na Assembleia Legislativa, o projeto de Majeski já consta na pauta de análises e votações dos deputados.




Imagem: Lucas Costa/ALES

0 comentário
bottom of page