top of page

Projeto cria Política Estadual de Incentivo à Pesquisa e Produção de Tecnologia Assistiva



O termo pode parecer difícil de entender, mas Tecnologia Assistiva é a área do conhecimento que pesquisa e desenvolve recursos e serviços dedicados a promover maior independência, qualidade de vida e inclusão social das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. E favorecer iniciativas nesta área aqui no Estado é a base do Projeto Lei (nº 154/2016) do deputado Sergio Majeski (PSDB), que cria a Política Estadual de Incentivo à Pesquisa, à Produção e a Disponibilização de Recursos de Tecnologia Assistiva.

“A tecnologia assistiva já está prevista no Estatuto do Deficiente e nós, por meio desse projeto, estaremos regulamentando isso aqui no Estado de forma mais efetiva”, afirmou o parlamentar.

O texto trata de incentivos às empresas especializadas em pesquisa e produção de recursos de tecnologia assistiva, estímulos à formação de pesquisadores na área e melhores condições de acesso a essa tecnologia, priorizando as práticas voltadas ao ensino e aprendizagem de alunos com algum tipo de deficiência.

Majeski afirma que “não adianta ter uma política de inclusão, quando não há incentivos àquilo que facilita efetivamente a inclusão”. “Para que você tenha equipamentos que facilitem a independência da pessoa com deficiência, a sua inclusão, a sua mobilidade, aprendizado nas escolas, trabalho nas empresas tudo isso é fundamental. É uma política de incentivos a empresas que, por exemplo, que importam determinados tipos de materiais úteis a essas pessoas, incentivos a empresas que, por meio desses incentivos, criar novas tecnologias fundamentais a essas pessoas”, disse.

Assessoria de Imprensa Fiorella Gomes

0 comentário
bottom of page