O deputado Sergio Majeski (PSDB) foi recebido nesta quarta-feira (18) na EEEFM Marcilio Dias, em Vila Velha. Essa é a 157ª escola estadual visitada pelo parlamentar em 16 meses de mandato. Com esse trabalho, o parlamentar já visitou 77 municípios capixabas, restando apenas Presidente Kennedy.
Embora tenha sido uma recepção calorosa, Majeski se deparou com um problema recorrente nas escolas estaduais do Espírito Santo: a falta de material humano e didático para a inclusão do aluno com deficiência.
Dos 470 estudantes hoje matriculados, sete dependem de cuidados especiais, mas a escola não conta com cuidadores, nem com profissionais especializados e, muito menos, uma sala de recursos.
A unidade foi construída em 1940. Embora esteja em bom estado de conservação em sua parte exterior, alguns problemas estruturais precisam ser sanados. É necessária uma ampliação para comportar os estudantes, que atualmente encontram-se divididos em 13 turmas de Ensino Médio, nos turnos matutino e noturno, e Fundamental 1, no período vespertino.
Não há quadra de esporte, laboratório de ciências e a biblioteca está em situação precária. O refeitório, além de ser pequeno, sofre com problemas de alagamentos em dias de chuva. Segurança apenas das 12h às 21h. E, o mais absurdo, jovens do Ensino Médio precisam se acomodar em cadeiras apropriadas apenas para crianças até 12 anos.
Outro ponto crítico é o fato de materiais escolares em uso e desuso ficarem entulhados em um canto da escola, já que estrutura é muito pequena e não comporta mais salas.
Todas as informações coletadas pelo deputado, por meio de conversas com professores, pedagogos e alunos serão utilizadas para elaboração de Indicações pra o Governo, a fim de buscar melhorias para a unidade escolar.
Assessoria de Imprensa Fiorella Gomes