Após visitas em escolas da Serra, deputado pede melhorias ao Governo



Diante dos problemas constatados durante visita à EEFM Juraci Machado e EEFM Jacaraípe, ambas localizadas no município da Serra, o deputado estadual Sergio Majeski fez uma série de indicações ao Governo do Estado para promoção de melhorias de toda ordem nessas unidades.

“É uma questão emergencial e essas escolas não tem dinheiro para fazer os reparos necessários", disse o parlamentar.

Na Indicação nº 233/2016, Majeski requereu ao governador a promoção de acessibilidade, climatização, aquisição de bebedouros, construção de laboratórios de ciências, adequação da sala de recursos e da biblioteca, regularização da linha de telefone fixo, melhorias na internet e na rede elétrica da EEFM Juraci Machado.

Esta unidade, sediada no bairro de Barcelona, sofreu, no último ano, um incêndio devido à fiação elétrica precária. De acordo com a diretora do local, reparos paliativos foram realizados pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu), que não foram satisfatórios.

"Animais entram por ali, as pessoas estão se aproveitando para jogar lixo nesse local, porque o quintal está cheio de mato”, disse. “Á noite, quando acendemos a luz da quadra, não podemos dar aula, pois toda a energia da escola acaba. E temos uma série de projetos sendo executados neste turno, tanto na quadra como nas salas de aula”, pontuou.

As linhas telefônicas da unidade estão cortadas deste agosto de 2015 por falta de pagamento e os funcionários necessitam utilizar os próprios aparelhos celulares para realizar ligações e dar andamento aos trabalhos administrativos. A EEFM Juraci Machado atende cerca de 1.290 alunos.

Problemas de invasão também são registrados na unidade de ensino. Isso porque o muro está caído há alguns meses e não recebeu reparos. “O terreno dessa escola é muito grande e a escola não tem o dinheiro para fazer a limpeza", destacou Majeski.

Devido a essa questão, estranhos têm invadido o terreno e utilizado as instalações da escola de forma inadequada. Ainda por conta disso, pessoas da comunidade têm jogado lixo no terreno da escola, que é agravado por conta da falta de capinagem no local. Móveis e eletrodomésticos estão abandonados em meio ao mato alto, o que aumenta a probabilidade de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zica.

Por esses fatores, Sergio Majeski fez um Requerimento de Informação (nº 24/2015) sobre um projeto de manutenção e aproveitamento do terreno, bem como os devidos prazos de execução.

EEFM Jacaraípe

Já para EEFM Jacaraípe, o deputado indicou ao governo que seja feita reforma e ampliação das instalações. “A escola é tão quente, que os alunos fazem uma espécie de rodízio para que as pessoas não se mantenham por muito tempo na sala, porque é insuportável. As salas de aula são quase uma estufa. É necessário uma climatização, pelo menos na parte do anexo. Para se ter uma ideia do calor que faz, quando os alunos voltam do período de festa, encontram as pás dos ventiladores empenados. É impossível cobrar qualquer tipo de rendimento de alunos e professores em uma situação como essa“, apontou o deputado.

Nesta unidade, Majeski destaca ainda a falta de acessibilidade, embora atenda alunos com deficiência. "Essa escola não tem rampa de acesso. Foi pedido para fazer, pelo menos, um corrimão. A Secretaria de Educação disse que não tem verba para isso. A inclusão de pessoas com deficiência está citada em várias Leis. É direito dessas crianças terem um mínimo de estrutura para chegar a essas escolas", pontuou.

O relatório fotográfico da visita à unidade aponta que a escola se encontra em estado deficiente de conservação, sem adequação para a prática educacional. Reparos na quadra, promoção de acessibilidade, climatização, ampliação da vigilância, aquisição de bebedouros e computadores, contratação de bibliotecários, melhorias na internet e na rede elétrica também constam nas indicação nº 234/2016 e nº 235/2016 do deputado Sergio Majeski para a EEFM Jacaraípe.

Em um pouco mais de um ano de mandato, Majeski já visitou 135 escolas da rede pública estadual, localizadas em 71 municípios capixabas.

Assessoria de Imprensa Fiorella Gomes

#educação #indicação #Majeski #Serra #escolas #visitas

Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram