Foi realizada na última segunda-feira (26), no Plenário da Assembleia Legislativa, uma audiência pública proposta pelo deputado Federal Helder Salomão (PT), membro da comissão de Educação da Câmara Federal, com o tema: Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Em sua fala, o deputado Sergio Majeski (PSDB) mais uma vez fez duras críticas a implementação do Plano Estadual de Educação (PEE). "Infelizmente, uma discussão como essa não aconteceu quando da implementação do PEE aqui no Estado. Os estados tiveram um ano de prazo, mas aqui, o PEE foi aprovado aos trancos e barrancos, uma semana antes do prazo. Não tivemos nem a convocação do Fórum Estadual de Educação, para que as entidades pudessem debater", afirmou.
E o deputado ainda apontou outras falhas na aprovação do PEE. "Nem a aprovação da redação final do Plano passou pelo Fórum. Eu já visitei 100 escolas em 47 municípios do estado. As escolas carecem de muitas coisas, desde internet, segurança, mobília, material didático e pedagógico, salários dignos para os profissionais e tantas outras coisas. Só este ano mais de 400 turmas foram fechadas, colocando em risco a aprendizagem e o trabalho do professor.
Para Sergio Majeski, "a Educação precisa de um olhar pedagógico, humanístico. Não podemos pautar a Educação sob um olhar economicista apenas, pois se torna um desrespeito com os profissionais e com os alunos. O debate educacional é muito mais profundo, e precisa ser realizado com pessoas realmente envolvidas com a Educação. As decisões não podem ser tomadas de dentro de um gabinete, é preciso verificar realmente o que está acontecendo com a Educação de nosso Estado", criticou o deputado Majeski.
Assessoria de Comunicação Izabel Mendonça Flavio Santos
Fotografia Léo Júnior