Projeto quer isentar conselhos escolares de pagar taxas de cartório



O deputado Sergio Majeski (PSDB) através do Projeto de Lei 146/2015 de sua autoria propõe que os Conselhos Escolares deixem de pagar taxas, emolumentos e demais despesas cartorárias referentes a registros estatutários e suas alterações.

O conselho escolar é previsto no regimento comum das escolas da rede estadual e possui estatuto e regulamento próprio nos termos da legislação vigente, podendo ainda deliberar e fiscalizar o plano de aplicação das verbas destinadas à unidade de ensino.

Uma vez estabelecidos, os conselhos recebem recursos do “Programa Estadual Dinheiro na Escola” (PDDE), destinados exclusivamente para aquisições de materiais e bens e/ou contratações de serviços. Dessa forma, os recursos recebidos devem ser utilizados apenas para o que está previsto e cumprindo um rigoroso procedimento para sua utilização, não podendo, por exemplo, ser utilizado para a criação e registro dos conselhos junto aos cartórios de registro de pessoa jurídica.

Nesse sentido, a aprovação do Projeto de Lei 146/2015 permite a descentralização dos recursos financeiros fomentando a gestão democrática das escolas. O projeto teve votação adiada em plenário pela segunda vez nesta segunda-feira (17), após orientação do líder do Governo para a rejeição do mesmo. Após este encaminhamento, o líder se retirou do plenário, acompanhado por outros deputados, inviabilizando a votação dos projetos da ordem do dia por falta de quórum. Assessoria de Comunicação Flavio Santos Izabel Mendonça Léo Júnior

Fotografia Léo Júnior


Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram