• Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

QUEM FECHA ESCOLA, ABRE PRISÃO.

​A OMS estima que 1,2 milhão de adolescentes morrem por ano no mundo - três mil por dia.
"A juventude deveria ser o alvo do cuidado de todos".

Atualmente mais de 1000 jovens ocupam IASES no Espírito Santo. Grande parte, sem que lhe seja dado o direito de escolarização formal, educação profissional, atividades artístico-culturais ou demais atividades dirigidas à socioeducação.

Saiba mais aqui.

Confira todas as escolas fechadas no mapa da Educação

Até 2016 o Governo do Estado do Espírito Santo fechou mais de 50 escolas e mais de 500 turmas

A juventude é o grande patrimônio de um país. Sem ela não há possibilidade de que uma nação continue existindo. Mas o que estamos fazendo para cuidar dela? O Espírito Santo aparece em 3º lugar no ranking de Estados da Federação onde mais se mata jovens entre 12 e 19 anos, sendo o único da região Sudeste entre os 5 primeiros da lista. O dado triste é do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) de 2017. Não é difícil entender o que tem acontecido por aqui: em um estado que não garante um direito essencial e constitucional para seus jovens, mantendo 50 mil deles entre 4 e 17 anos fora das escolas, o tráfico de drogas e a criminalidade se tornam atrativos. Cuidar da Juventude deveria ser obrigação de todos! Temos que mudar essa realidade.

Clique na imagem para abrir.

63% dos adolescentes infratores no Espírito Santo retornam à prisão. Saiba mais aqui.

Ainda assim, o Governo do Estado continua tirando da educação e investindo em presídios,  sem que haja, sequer, uma política de segurança pública eficiente. Ao invés disso, aposta-se em uma política de combate e repressão.

A situação fica ainda mais crítica quando instituições que deveriam fiscalizar, ajudam o governo a descumprir o que determina a Constituição Federal. Quando criam resoluções que permitem que 25% do valor arrecado por meio de impostos, que deveriam obrigatoriamente ser investidos na educação, sejam "desviados" para pagamentos de inativos.

A denúncia feita pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) contra o Tribunal de Contas e o Governo do Espírito Santo, relativa ao não cumprimento dos investimentos mínimos em manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE) previstos na Constituição, foi aceita pela Procuradoria Geral da República (PGR), em maio deste ano.

Em 2015, o INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES (IJSN) publicou o caderno Juventude e Violência: uma análise comparativa mostra que os homicídios juvenis representam 53% do total de homicídios no Brasil e 61% do total no Espírito Santo.

Em situações de ausência de políticas públicas eficientes e transformadoras, de opções de educação, de oportunidades de emprego, abre-se uma porta para a ação de aliciadores que recrutam crianças e adolescentes para o tráfico de drogas e armas. 
Para cada 1.000 adolescentes que completam 12 anos, 3,65 morrem vítimas de homicídio antes de chegar aos 19, no ES. Resultado da omissão, do descaso com a educação, da falta de políticas intersecretarias e da falta de vontade de encontrar soluções para o problema.

Clique na imagem para abrir.

"A juventude é o grande patrimônio de um país. Sem ela não há possibilidade de que uma nação continue existindo".


(Deputado Estadual Sergio Majeski)

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle