top of page

Indicação de Majeski estabelece vistoria nos equipamentos antipoluição do Complexo de Tubarão



Enquanto o Projeto de Lei nº 328/2020, que estabelece novas Política, Normas e Diretrizes de Proteção da Qualidade do Ar Atmosférico no âmbito do Espírito Santo, segue tramitando na Assembleia Legislativa (Ales), o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) formalizou mais uma proposição para prevenção, combate e redução das emissões de poluentes.


Os deputados estaduais aprovaram a Indicação nº 2178/2020, de autoria de Majeski ao Governo do Estado, para realização de vistoria e inspeção nas empresas instaladas na Ponta de Tubarão para verificar a eficiência operacional de equipamentos antipoluição, como precipitadores eletrostáticos e filtros de manga.


“Estações de monitoramento da qualidade do ar localizadas em Vitória registraram aumento de partículas de poluentes capazes de serem inalados, com capacidade de comprometer a saúde das pessoas. É importante identificar de onde saíram essas partículas e sanar rapidamente alguma falha no controle ou nos equipamentos. As empresas e os órgãos de controle precisam garantir que a produção e o desenvolvimento ocorram de forma sustentável e ambientalmente segura”, destaca Majeski.


De acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em outubro estações de monitoramento da qualidade do ar localizadas em Vitória registraram a elevação da presença de partículas poluidoras inaláveis no ar, em comparação ao mês de fevereiro.



Uma das explicações pode ser a retomada do crescimento de produção das empresas, mesmo durante a pandemia, numa taxa acelerada, causando sobrecarga nos equipamentos de controle da poluição atmosférica.




Imagem: Divulgação

0 comentário
bottom of page