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Majeski pede suspensão de TAG do Tribunal de Contas que migra quase 20 mil alunos para prefeituras


Deputado recorreu ao Ministério Público por paralisação da proposta, de modo que sejam realizadas audiências públicas e debates entre entes públicos e comunidade escolar e que tenha aval dos conselhos de educação e representações da sociedade

Professor com mais de 30 anos de experiência em sala de aula, o deputado Sergio Majeski (PSDB) ingressou com Representação no Ministério Público do Espírito Santo para a suspensão do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) do Tribunal de Contas (TCE-ES) que obriga as prefeituras a assumirem, já em 2023, todas as turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental que estão nas escolas estaduais.


A migração envolve 39 municípios e, reproduzindo as matrículas do ano letivo vigente (com 17.292 crianças) para 2023, poderá levar quase 20 mil alunos às redes municipais de educação.


“As prefeituras não estão dando conta daquilo que elas têm para fazer. A maioria dos municípios não paga o piso nacional do magistério e alguns pagam apenas um pouquinho acima do salário mínimo. Absorvendo mais esse quantitativo de alunos oriundos do Estado, quando é que essas prefeituras vão conseguir pagar o piso aos professores? Qual é o planejamento estrutural que está em andamento para não prejudicar os alunos e as famílias? Qual investimento será realizado para dar conta da ampliação repentina das matrículas? O TAG apresenta termos draconianos devido às exigências que faz aos municípios e ao Estado. A maioria dos municípios não tem condições de atingir as obrigações”, destaca Majeski.


No pedido de paralisação do TAG, Majeski inclui a necessidade de ajuste no prazo para cumprimento dos objetivos definidos; que sejam realizadas audiências públicas e discussões nas esferas públicas envolvidas e com a comunidade escolar; e que haja aval dos conselhos estadual e municipais de educação e das organizações representativas da sociedade civil para que o instrumento de controle seja devidamente elaborado de forma adequada à realidade do Estado e dos municípios capixabas.


Dos 39 municípios envolvidos no processo de migração, Serra, Cariacica e Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares são, respectivamente, os que mais vão receber alunos.


Confira a quantidade de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental que estão atualmente nas escolas do Estado em cada município


Município nº de alunos


AFONSO CLÁUDIO

426

ALEGRE

346

ALFREDO CHAVES

80

BARRA DE SÃO FRANCISCO

289

BOA ESPERANÇA

128

BREJETUBA

282

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

506

CARIACICA

1.682

COLATINA

254

CONCEIÇÃO DA BARRA

399

DOMINGOS MARTINS

257

ECOPORANGA

266

GOVERNADOR LINDENBERG

333

GUARAPARI

30

IBIRAÇU

31

IBITIRAMA

144

ITAGUAÇU

82

ITAPEMIRIM

176

ITARANA

103

IÚNA

140

JERÔNIMO MONTEIRO

58

LARANJA DA TERRA

77

LINHARES

480

MONTANHA

52

MUNIZ FREIRE

232

MUQUI

16

NOVA VENÉCIA

169

PANCAS

222

PEDRO CANÁRIO

130

PINHEIROS

225

PONTO BELO

20

SANTA MARIA DE JETIBÁ

1.322

SANTA TERESA

98

SÃO GABRIEL DA PALHA

209

SÃO MATEUS

894

SÃO ROQUE DO CANAÃ

257

SERRA

5.830

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

777

VILA VALÉRIO

270



Total 17292



Foto: Ellen Campanharo/Ales

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