Reforma da Previdência é questionada na Assembleia Legislativa


Um dos temas que vem dominando as discussões no Brasil nos últimos dias é a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal. Na manhã desta quarta-feira (27), ela foi alvo de questionamentos durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales).

O deputado Sergio Majeski (PSB) falou que reformas da Previdência são sempre necessárias em virtude do aumento da expectativa de vida das pessoas, entretanto, que a matéria apresentada não foi totalmente compreendida pela população. “A expectativa passa dos 75 anos no Brasil, mas varia muito de acordo com as classes sociais. Quanto mais baixa, menor a expectativa de vida”, argumentou.


Para o parlamentar, aqueles que falam em rombo nas contas da Previdência têm razão. Porém, na opinião dele, é necessário detectar se o problema é ocasionado apenas pelo envelhecimento da população e pelo aumento de anos recebendo as aposentadorias e proventos, ou se são fruto de outras questões, como gastos com a máquina pública, incentivos fiscais e refinanciamentos de dívidas de grandes empresas.

“Um estudo divulgado no final do ano passado diz que o volume de incentivos concedido pelo Governo Federal chega a 7% do PIB (Produto Interno Bruto). É uma cifra bilionária. Todos nós sabemos que é importante oferecer porque pode gerar emprego e atrair tecnologia, mas o problema é que parte deles foi concedida, ninguém sabe por que, por lobbys das bancadas. Outros foram concedidos por 10, 15 anos e não se fazem mais necessários. Se houvesse uma reforma tributária e uma revisão disso, em quanto o Governo aumentaria a tributação?”, indagou.

Texto: Gleyson Tetê

#reformadaprevidência

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram