top of page

Majeski defende bases da democracia


O deputado Sergio Majeski (PSB) fez um pronunciamento em defesa da democracia durante a sessão ordinária desta segunda-feira (16) na Assembleia Legislativa (Ales). Ele destacou que países com alto grau de desenvolvimento atingiram esse patamar respeitando as leis e as instituições.


“Neste domingo (15) foi o Dia Internacional da Democracia e em vários países do mundo, incluindo o Brasil, parece haver aumento do desânimo das pessoas em relação às instituições que garantem o funcionamento da democracia, como o Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, partidos políticos e desânimo em relação aos agentes que operam as instituições. Isso é muito grave”, afirmou.

Para o parlamentar, ao longo da história nenhum dos regimes políticos criados tiveram funcionamento melhor do que a democracia. “Mesmo com todas as suas falhas, pois passa longe de ser perfeito, em termos de ideias é (o melhor), mas na prática não. Ela é constituída e conduzida por homens, pessoas, que são passíveis de falhas”, ressaltou.

Ele ainda disse que mesmo em países com democracias sólidas como Alemanha, Holanda e os países nórdicos existem problemas, mas que as pessoas, em geral, confiam no sistema democrático e nas instituições. Além disso, que o momento que o Brasil vive, com elevado número de pessoas miseráveis e desempregada pode causar na população um sentimento de que a democracia não funciona efetivamente.

“Precisamos melhorar e aprimorar isso, não demonizar o que conquistamos sob pena de que amanhã ou depois viveremos num regime que nem no nosso pior pesadelo desejamos. Temos que fazer uma reflexão sobre a democracia com todos os defeitos que o sistema tem. Não há caminho sem lei, Constituição, sem obedecer as regras de uma sociedade. Isso é fundamental”, concluiu.


Foto: Tati Beling

0 comentário

Comments


bottom of page