Indicação de Majeski para ampliação de unidades móveis do Hemoes


Os deputados estaduais aprovaram a Indicação 2153/2019 do deputado Sergio Majeski (PSB), ao Governo do Estado, para ampliação do número de unidades móveis e de equipes do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes).


O objetivo é aumentar a estrutura disponível para que todos os municípios capixabas tenham condições de realizar, regularmente, coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.


“É comum recebermos pedidos de diversos cidadãos do interior do estado para deslocamento da unidade móvel. A demanda é alta e o Hemoes informa que a programação para este ano já está toda agendada, o que impossibilitaria o atendimento de novos pedidos. Em Alegre, por exemplo, há uma criança que vai necessitar de transplante de medula e a cidade está mobilizada para encontrar doador compatível. Mas para fazer o cadastro, quem quer ajudar tem que ir até Vitória ou aguardar a unidade móvel ir ao município” destaca o deputado Majeski.


Atualmente o Hemoes dispõe de uma única unidade móvel, o que inviabiliza o atendimento regular de demandas fora da Região Metropolitana. Outro reforço importante seria o treinamento de profissionais de equipes municipais para cadastramento e coleta de amostras de doadores, principalmente de medula óssea.


REDOME


Todos os doadores de medula óssea cadastrados no Espírito Santo são incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), que é o banco de dados financiado pelo Ministério da Saúde, conectado a outros no mundo todo, com informações de possíveis doadores para quem precisa de transplante de medula óssea.


Ampliar o cadastro é fundamental. A chance de achar doador compatível de medula óssea é 1 em cada 100 mil.


Ônibus de Coleta Externa


Qualquer cidadão pode requerer o ônibus para seu bairro/município. Para isso, basta encaminhar um e-mail para o setor Coleta Externa

(hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br). Após o recebimento da solicitação será realizada uma visita técnica de avaliação e, se favorável, a equipe marcará o dia para a ação. Os pedidos devem ser feitos com antecedência.

Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram