top of page

Deputado Jovem tem treinamento na Casa



Quarenta e oito alunos e 12 professores de seis escolas participam nesta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa (Ales), durante todo o dia, de treinamento para elaboração de projetos de lei a serem apresentados em setembro, dentro do projeto Deputado Jovem. O projeto é coordenado pela Escola do Legislativo.


Além do treinamento, na programação consta ainda visitas às principais dependências da Ales e palestra sobre a importância do Parlamento, com o deputado Sergio Majeski (PSB).


O encontro de hoje é a segunda etapa do projeto Deputado Jovem, que está em sua 11º edição, desenvolvido pela Ales e normatizado pela Resolução 2.348/2006.


O Deputado Jovem é o desdobramento do projeto Escolas na Ales, que tem como objetivo aproximar os estudantes das escolas públicas e particulares do Poder Legislativo, oferecendo à comunidade estudantil maior conhecimento do trabalho desenvolvido pela Ales. Desde a sua implantação, 63 mil alunos de todo o estado já foram atendidos.



A partir das visitas realizadas pelo projeto Escolas na Ales, as instituições ficam cadastradas para participar do projeto Deputado Jovem. As escolas interessadas são selecionadas por meio de sorteio. São sorteadas seis escolas que encaminham cinco alunos cada para participar de treinamento e vivenciar um dia como deputado. No dia 18 de setembro, cada escola apresentará um projeto de lei em uma sessão organizada pelo projeto no Plenário Dirceu Cardoso.


Aluno do 9° ano da Escola EMPSG Amarilis Fernandes Garcia, do município de Anchieta, no litoral sul do Estado, Mateus Ucelda explicou o motivo pelo qual quis participar do projeto: “Sou muito interessado em política e sempre quis conhecer melhor o trabalho de quem faz e fiscaliza as leis que afetam nosso estado”, disse.


Neste ano, o Projeto Deputado Jovem tem as seguintes escolas participantes:


Escola São Domingos (Vitória)

Emef Maria Augusta Tavares (Cariacica)

CEEMTI Professor Fernando Duarte Rabelo (Vitória)

EEEFM Almirante Barroso (Vitória)

Colégio Americano – Rede Doctum (Vila Velha)

EMPSG Amarilis Fernandes Garcia (Anchieta)




Com informações de Márcia Tourinho

0 comentário
bottom of page