top of page

Comunicação e solidariedade são novas propostas de Majeski para o combate à Covid-19



Uma das tecnologias mais antigas e eficientes presentes na telefonia móvel pode ser uma aliada no combate ao novo coronavírus no Espírito Santo.


Já está tramitando na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 414/2020, de autoria do deputado estadual Sergio Majeski (PSB), que estabelece o encaminhamento diário de informações por meio do serviço de mensagens curtas de texto, o popular SMS, pelo Governo do Estado ao cidadão, com a finalidade de apresentar informações sobre as medidas de enfrentamento à propagação e ao combate à COVID-19 e para conscientização sobre a situação atualizada da pandemia.


“Pode ser uma mensagem direta para o cidadão saber como está o índice de contaminação no seu bairro, na sua rua. É um serviço de baixíssimo custo, acessível em praticamente todos os celulares e smartphones e que nem necessita que o cidadão tenha pacote de internet contratado. Entendemos que embora estes dados já estejam disponíveis no Painel COVID e que a mídia os divulgue diariamente nos telejornais, temos a certeza de que milhares de capixabas não são informados sobre a real situação da pandemia em sua região. Dessa forma, cabe ao Poder Público estabelecer novos mecanismos para conscientizar a população. A telefonia móvel está presente em quase todas as residências, tem uma abrangência significativa, tornando a comunicação diária muito eficiente”, destaca Majeski.

Solidariedade e benefícios na doação de plasma


O cidadão que contraiu o novo coronavírus e se curou da Covid-19 pode contribuir com o tratamento de casos graves da doença ao doar plasma nas unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes).


Além de ser um ato de solidariedade, para estimular a doação, o Projeto de Lei 379/2020 do deputado Majeski inclui os doadores de plasma na mesma lista de benefícios já garantidos aos doadores de sangue e amplia para dois anos a validade da carteira de doador que for emitida durante a vigência do Decreto de Calamidade Pública no Estado do Espírito Santo em decorrência da pandemia da Covid-19.


“O objetivo é salvar vidas. É mais uma proposta que busca estimular as doações neste período crítico em que os estoques de sangue estão baixos, como forma de incentivo aos doadores regulares e aos novos. Uma única doação de plasma garantirá direito aos benefícios existentes aos doadores de sangue e pelo dobro do período atual, com a ampliação da validade da carteira de doador”, completa Majeski.

0 comentário
bottom of page