top of page

Indicações de Majeski para instalação de ar-condicionado em 153 escolas estaduais



O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) apresentou um conjunto de indicações ao Governo do Estado orientando a instalação de aparelhos de ar-condicionado em 153 escolas da Rede Estadual.


Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cumprimento dos Planos Nacional (PNE - 2014/2024) e Estadual de Educação (PEE - 2015/2025), a atuação de Majeski busca assegurar condições de conforto térmico em todas as escolas públicas de educação básica, como estabelece uma das estratégias dos planos.


“Esta é uma demanda que precisa ser concretizada o mais rápido possível. O Governo vem investindo na instalação de energia solar nas escolas e a climatização das salas de aula tem a possibilidade de vir em conjunto. Lecionar e estudar num ambiente com temperatura agradável deixou de ser luxo e passou a ser necessidade. Faz diferença no resultado do aprendizado”, conclui Majeski.


A divulgação recente dos dados do Censo Escolar 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), comprovou o que o deputado Majeski vem constatando nas visitas regulares que faz às escolas estaduais desde 2015.

Com informações repassadas pelos próprios servidores de 435 unidades da rede, o censo apresenta que 76% das escolas não possuem nenhuma sala de aula climatizada.


“Na manhã desta segunda-feira estivemos na escola Clóvis Borges Miguel, na Serra. As salas são climatizadas, com temperatura controlada e pouco ruído externo. É um diferencial substancial. Enquanto isso recebemos reclamação que na escola Serra Sede tem salas de aula sem janela e com ventiladores insuficientes. Como suportar num calor como esse que não tem fim?”, conclui Majeski.


Além das indicações, que gradativamente irão abranger a instalação de ar-condicionado em todas as escolas que não possuem o equipamento, Majeski ingressou com representações no Ministério Público e no Tribunal de Contas do Espírito Santo cobrando o investimento.


No pedido de medida cautelar, o parlamentar solicita que seja estabelecido prazo para que a Secretaria de Estado da Educação apresente planejamento de climatização das escolas existentes e que os projetos de obras de reforma e ampliação já contemplem a instalação de ar-condicionado em todas as salas.



Foto: Lucas Costa/Ales

0 comentário
bottom of page