top of page

Majeski faz homenagem aos Defensores Públicos do Espírito Santo



Em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) realizará sessão solene para comemorar a data, na próxima quinta-feira (18). O evento será às 19h, no Plenário Dirceu Cardoso. Na ocasião, 30 defensores públicos capixabas serão homenageados.

Majeski defende que é preciso dar visibilidade ao trabalho da Defensoria Pública. A instituição é a única que presta assessoria jurídica a população mais pobre. Além disso, realiza um trabalho social impactante nas comunidades carentes.

“As pessoas têm a ideia de que a Defensoria Pública se limita a prestar assessoria para presos que não têm como pagar um advogado. Atua nisso também, mas o trabalho é infinitamente mais amplo. Ela trabalha em defesa de vários direitos. Existe um trabalho que é feito em instituições de menores cumprindo medidas socioeducativas, em prol do direito das pessoas - mulheres, educação, minorias. É um trabalho muito amplo. A Defensoria precisa ser olhada com outros olhos pelo Governo e também pela sociedade. Precisa de mais suporte, porque é ali que a população mais pobre vai recorrer quando não consegue uma internação ou um determinado remédio ou uma vaga numa escola”, apontou.

O parlamentar ressaltou ainda que, embora o trabalho desenvolvido pela instituição seja de suma importância para sociedade, ela enfrenta graves problemas estruturais, como a falta de pessoal. Das 215 vagas de defensores públicos disponíveis, o Estado conta com apenas 170 preenchidas. O orçamento precário destinado à instituição é uma das principais causas da evasão desses profissionais para novas carreiras.

“Eu tiro o chapéu para o trabalho da Defensoria, que possui um orçamento muito apertado e, mesmo assim, tem feito um trabalho hercúleo. O governo precisa repensar o orçamento destinado a essa instituição”, elogiou Majeski.

Data comemorativa

O Dia Nacional do Defensor Público e da Defensoria Pública é comemorado no Brasil no dia 19 de maio. A data foi regulamentada por meio da LEI Nº 10.448, DE 9 DE MAIO DE 2002.

Trata-se de uma homenagem ao Santo Ivo de Kermartin, personalidade que dedicou sua erudição e exercício da advocacia, por excelência, à defesa de órfãos, viúvas, pobres e todos aqueles definidos, pela sociedade da época, como desassistidos. A homenagem faz alusão ao ano de sua morte, 19 de maio de 1303.

Homenageados

Sandra Mara Vianna Fraga

Fábio Ribeiro Bittencourt

Lívia Souza Bittencourt

Geraldo Elias de Azevedo

Hugo Fernandes Matias

Giuliano Monjardim Valls Piccin

Alex Pretti

Vivian Silva de Almeida

Roberta Ferraz Barbosa Piquet de Azeredo Bastos

Layra Francini Rizzi Casagrande

Pedro Paulo Leitão de Souza Coelho

Marinete Brandão

Nadia Muricy Oliveira

Rafael Mello Portella Campos

Rafael Miguel Delfino

Pedro Pessoa Temer

Alexandre Corsini Pagani

Leonardo Gomes Carvalho

Rodrigo Borgo Feitosa

Saulo Alvim Couto

Bruno Danorato Cruz

Maria Nascimento Louzado Uggeri

Lindinalva Cordeiro da Fonseca

Geana Cruz de Assis Silva

Ana Cristina Silva de Oliveira

Alba Elias de Lima

Gustavo Vasconcelos Cerqueira Motta

Pilar Lucas da Silva Nunes

Edilson Lozer Júnior

Robert Ursini dos Santos

Assessoria de Imprensa

Fiorella Gomes

0 comentário
bottom of page