Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada na Assembleia



A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou nesta tarde (28) uma Sessão Especial como parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual. O evento aconteceu no plenário Dirceu Cardoso e foi uma proposição do deputado Sergio Majeski, com o apoio da Federação das Apaes do Espírito Santo - Feapaes.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto e o tema para a edição de 2015 é "Inclusão se Conquista com Autonomia".

Criada em 1964, a Semana já atravessou anos de grandes mudanças sociais no Brasil que impulsionaram a inclusão na agenda da sociedade das discussões sobre os problemas vividos pelas pessoas com deficiência intelectual frente à dinâmica da sociedade brasileira.

O deputado Sergio Majeski falou sobre o trabalho das Apaes. "Este é um trabalho nobre e muitas vezes invisível para a sociedade. Tenho visitado as escolas do Estado, já foram quase 70 em pelo menos 40 municípios e a gente vê como a questão da inclusão social ‘não desce do palanque’. Nós não vemos nas escolas o mínimo que no caso é a acessibilidade, que dirá outros benefícios. Visitei algumas Apaes, e cada vez que eu volto, eu me emociono por ver o tipo de trabalho que eles realizam e com tão poucos recursos. As Apaes deveriam servir de exemplo para o Poder Público. Nós vivemos em um país que tem muitas diferenças de classes e ainda existe muito preconceito em relação aos pobres, a religião, a cor, preconceito com homossexual, e a causa disso é a falta de um sistema educacional que ofereça uma condição de cidadania real e de inclusão para toda a população. Meu mandato está a disposição para ajudar a melhorar e a ampliar a condição dessas pessoas e também aqueles que se dedicam a causas tão nobres", concluiu Majeski.

O presidente da Feapaes-ES, Washington Luiz Sielemann Almeida, falou sobre os avanços alcançados na militância pela causa da pessoa com deficiência intelectual. Além disso, os participantes refletir sobre o lugar que esse cidadão ocupa na sociedade atual. “Estamos vivendo um momento de oportunidades para conquistar ainda mais. E é preciso ressaltar que a Semana não pertence à Apae. Por isso, é importante que outras instituições que trabalham com as pessoas com deficiência intelectual também participem da Sessão”, disse.


Palestra

O evento ainda contou com a palestra de Ivanilde Maria Tíbula, Mestre em Educação e Especialista em Educação, que falou sobre o trabalho de Rosita Edler Carvalho, mestra em Psicologia e doutora em Educação. Rosita, que tem diversos livros publicados, esteve junto com a Feapaes-ES em várias ocasiões e que vem contribuindo na produção de projetos e no diálogo com o poder públicoo local e com as políticas de educação das Apaes do Espírito Santo. A carioca Rosita contribuiu na formulação do novo projeto político-pedagógico (PPP) que hoje norteia as ações das Apaes como centros de atendimento educacional especializado (CAEE).

Congo

A banda de congo da Apae de Cariacica se apresentou na Sessão Especial. Os músicos encantaram o público e foram aplaudidos de pé.


Assessoria de Comunicação Flavio Santos Izabel Mendonça Léo Júnior Fotografia Léo Júnior Divulgação/Feapaes Comunicação ALES


Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram