Comissão debate Tecnologia Assistiva



A Comissão de Ciência e Tecnologia presidida pelo deputado Sergio Majeski (PSDB) recebeu nesta quarta-feira (25) a pedagoga Elizabeth Carneiro que fez uma apresentação dobre as formas de aumentar a participação e a autonomia das pessoas com deficiência. Ela falou sobre Tecnologia Assistiva (TA), área do conhecimento que engloba produtos, recursos, metodologias e práticas que têm o objetivo de promover maior independência e avançar a inclusão social de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A pedagoga falou sobre as categorias de TA, que vão desde os recursos que auxiliam a vida diária, as tecnologias de comunicação, próteses, adaptação de veículos, arquitetura acessível, entre outras. Ela explicou que a tecnologia varia desde um recurso de baixa tecnologia barato e eficiente, até programas de computador mais caros. A Tecnologia Assistiva promove a independência e autonomia dos alunos com dificuldade física ou intelectual.

Elizabeth, que é professora das redes municipal de Vila Velha e Serra, explicou que os materiais são fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC). “Temos uma dificuldade na manutenção desse material, porque o município só se responsabiliza pela manutenção do material fornecido por ele. Ficamos com um equipamento de alto custo sem saber para onde mandar”, explicou.

Majeski falou para os presentes que tem realizado visitas às escolas estaduais desde o início de seu mandato, e que a estrutura que tem encontrado para atendimento aos alunos com deficiência é muito pobre: “Nas salas de recursos das escolas estaduais não têm praticamente nada, é um cantinho da escola. Visitei 70 escolas, só uma que tinha uma sala de aula que era sala de recurso. As salinhas são mínimas”, disse. “É uma pena, porque a questão da inclusão é tão usada em discurso e, nas escolas, onde mais deveria ter a questão da acessibilidade, muitas vezes, fica limitada por essa falta de estrutura para que os profissionais possam trabalhar. Temos que avançar muito ainda nessa questão”, pontuou.

O deputado Sergio Majeski (PSDB), que também preside a Frente Parlamentar de Apoio à Inclusão, Acessibilidade e Cidadania das Pessoas com Deficiência, colocou o colegiado à disposição para mais debates sobre o tema e convidou para a Sessão Especial que vai acontecer na próxima sexta-feira (28) na Assembleia Legislativa.

Assessoria de Comunicação Flavio Santos Izabel Mendonça Léo Júnior

Fotografia Antônio Carlos Sessa / Comunicação ALES


Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram