Sindicato quer secretaria e empresa estadual de gás



A Comissão de Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Sergio Majeski, recebeu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Energia do Espírito Santo (Sinergia), Edson Wilson Bernardes França, que traçou um panorama sobre a situação do setor de energia do estado.

O sindicalista afirmou que o Espirito Santo é o maior produtor de gás natural do país e ainda possui potencial de exploração de energia eólica, biomassa, gás e termoelétrica. “Nos últimos dez anos a produção de gás no estado quase quadruplicou, saiu de trezentos e oitenta milhões de metros cúbicos para um bilhão e duzentos milhões de metros cúbicos”, concluiu.

Mas, mesmo com todo esse potencial energético, cerca de 85% da energia consumida no Estado vem de fora. Edson explicou que o Espirito Santo teria condições de ter passado a ser autossuficiente em geração de energia e até mesmo ser exportador, só que a ausência de uma política específica para a área de energia e de uma empresa estatal de gás gerou atrasos para o setor no estado.

Políticas para recursos energéticos

O convidado solicitou à Comissão indicar a criação de uma secretaria ou até mesmo uma subsecretaria, a fim de desenvolver estrutura administrativa para cuidar da questão energética; promover debates e políticas de incentivos e implementar plantas de energia. A maioria das plantas designadas para se instalarem no Espirito Santo acabaram sendo implantadas em outras regiões do país.

“Essa é uma frente que vem sendo debatida há anos com o Governo do Estado, a necessidade de criação de uma estrutura que pudesse fomentar e articular políticas voltadas para a área de energia, porque a agência tenta fazer isso, mas não é papel da agência, a função dela é o trabalho de fiscalização e regulamentação dos serviços”, argumentou Edson.

O deputado Sergio Majeski (PSDB), defendeu a necessidade de desenvolver políticas que privilegiem também outras formas de energia como a eólica e pensar em médio e longo prazo em novas formas de recursos energéticos.

Estiveram presentes na reunião os deputados Pastor Marcos Mansur, Nunes (PT) e o deputado Sergio Majeski, presidente do colegiado. Os parlamentares ainda deliberaram a criação de perfis da Comissão em mídias sociais.

Assessoria de Comunicação Flavio Santos Izabel Mendonça Leo Júnior Fotografia Comunicação ALES


Especiais

Clipping

Deputado Sergio Majeski
Avenida Américo Buaiz, 205, Gab. 602
Enseada do Suá, Vitória | Espírito Santo | Brasil
29.050-950

Telefone: 27 3382-3582
E-mail: sergiomajeski@al.es.gov.br

Contato

© Sergio Majeski 

Todo o nosso material é livre para compartilhamento, reprodução e divulgação, desde que seja citada a fonte: sergiomajeski.com.br

Planejamento Estratégico, Site, Planejamento Digital  - Thaís Aguiar

Política de privacidade

  • whatsapp_edited
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram