A Comissão de Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Sergio Majeski, recebeu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Energia do Espírito Santo (Sinergia), Edson Wilson Bernardes França, que traçou um panorama sobre a situação do setor de energia do estado.
O sindicalista afirmou que o Espirito Santo é o maior produtor de gás natural do país e ainda possui potencial de exploração de energia eólica, biomassa, gás e termoelétrica. “Nos últimos dez anos a produção de gás no estado quase quadruplicou, saiu de trezentos e oitenta milhões de metros cúbicos para um bilhão e duzentos milhões de metros cúbicos”, concluiu.
Mas, mesmo com todo esse potencial energético, cerca de 85% da energia consumida no Estado vem de fora. Edson explicou que o Espirito Santo teria condições de ter passado a ser autossuficiente em geração de energia e até mesmo ser exportador, só que a ausência de uma política específica para a área de energia e de uma empresa estatal de gás gerou atrasos para o setor no estado.
Políticas para recursos energéticos
O convidado solicitou à Comissão indicar a criação de uma secretaria ou até mesmo uma subsecretaria, a fim de desenvolver estrutura administrativa para cuidar da questão energética; promover debates e políticas de incentivos e implementar plantas de energia. A maioria das plantas designadas para se instalarem no Espirito Santo acabaram sendo implantadas em outras regiões do país.
“Essa é uma frente que vem sendo debatida há anos com o Governo do Estado, a necessidade de criação de uma estrutura que pudesse fomentar e articular políticas voltadas para a área de energia, porque a agência tenta fazer isso, mas não é papel da agência, a função dela é o trabalho de fiscalização e regulamentação dos serviços”, argumentou Edson.
O deputado Sergio Majeski (PSDB), defendeu a necessidade de desenvolver políticas que privilegiem também outras formas de energia como a eólica e pensar em médio e longo prazo em novas formas de recursos energéticos.
Estiveram presentes na reunião os deputados Pastor Marcos Mansur, Nunes (PT) e o deputado Sergio Majeski, presidente do colegiado. Os parlamentares ainda deliberaram a criação de perfis da Comissão em mídias sociais.
Assessoria de Comunicação Flavio Santos Izabel Mendonça Leo Júnior Fotografia Comunicação ALES