O conceito de pessoa com deficiência abrange um conjunto amplo de características. As deficiências podem ser físicas, sensoriais (da visão, da audição ou da fala) ou intelectuais. Podem ser de nascença ou ter surgido em outra época da vida, em função de doença adquirida ou acidente. Em alguns casos causam um impacto brando na capacidade do trabalho e de interação com o meio físico e social ou consequências maiores que requerem apoio e assistência.
Pensando assim, o deputado Sergio Majeski (PSDB) requereu ao presidente da Casa Theodorico Ferraço, a formação de uma Frente de Inclusão Social para as pessoas com Deficiência, afim de englobar uma série de ações integradas, visando proporcionar as pessoas com deficiência, uma maior acessibilidade e igualdade de oportunidades, contribuindo assim para o pleno exercício de cidadania e uma vida mais digna, produtiva e independente.
O grupo receberá o nome de FRENTE PARLAMENTAR DE APOIO A INCLUSÃO, A ACESSIBILIDADE E CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA e visa debater, discutir, propor projetos e também incentivar as ações voltadas aos portadores de necessidades especiais no Estado, com o objetivo de garantir uma maior participação da sociedade e também das instituições públicas ou privadas.
O requerimento foi assinado por 10 deputados (conforme o Regimento Interno), que também estão de acordo com a criação da frente. São eles: Eliana Dadalto, Padre Honório, Dary Pagung, Raquel Lessa, Da Vitória, Pastor Mansur, Dr Hudson Leal, Dr Hércules, Freitas e Gildevam.
Assessoria de Comunicação Flavio Santos Izabel Mendonça